quinta-feira, 29 de novembro de 2012

TRABALHO DE HISTOLOGIA ANIMAL



Oi pessoal!!!

Estou ansiosa esperando suas postagens.... Vamos lá!!!

Espaço reservado para o 1ºA

7 comentários:

Antonio e Lisa disse...

Tecido Ósseo

01) - (UEL/2006) O osso, apesar da aparente dureza, é considerado um tecido plástico, em vista da constante renovação de sua matriz. Utilizando-se dessa propriedade, ortodontistas corrigem as posições dos dentes, ortopedistas orientam as consolidações de fraturas e fisioterapeutas corrigem defeitos ósseos decorrentes de posturas inadequadas. A matriz dos ossos tem uma parte orgânica protéica constituída principalmente por colágeno, e uma parte inorgânica constituída por cristais de fosfato de cálcio, na forma de hidroxiapatita.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre tecido ósseo, é correto afirmar:
a) A matriz óssea tem um caráter de plasticidade em razão da presença de grande quantidade de água associada aos cristais de hidroxiapatita.
b) A plasticidade do tecido ósseo é resultante da capacidade de reabsorção e de síntese de nova matriz orgânica pelas células ósseas.
c) O tecido ósseo é considerado plástico em decorrência da consistência gelatinosa da proteína colágeno que lhe confere alta compressibilidade.
d) A plasticidade do tecido ósseo, por decorrer da substituição do colágeno, aumenta progressivamente, ao longo da vida de um indivíduo.
e) A matriz óssea é denominada plástica porque os ossos são os vestígios mais duradouros que permanecem após a morte do indivíduo.



02) -(UFRGS/2008) Em uma partida de futebol, um jogador fraturou o fêmur.
Considere os seguintes eventos, relacionados à recuperação da zona óssea de lesão desse jogador.
1 - preenchimento por proliferação do periósteo
2 - remoção de células mortas e de restos de matriz óssea, por fagocitose
3 - ossificação do tecido regenerado
4 - formação de calo ósseo com tecido ósseo primário


Gabarito: 01)-B e 02)-B


Antonio marques e Lisa Victória “1º A”

Anônimo disse...

Dupla: Ewerton Eloi e Álisson

Questões do vestibular


1-(UFPA) Uma mulher recebeu uma transfusão sangüínea. Seu primeiro filho nasce com eritroblastose fetal. Classifique, quanto ao grupo sangüíneo Rh , a mulher, seu marido, a criança e o sangue que a mulher recebeu na transfusão:
( )a) Rh-, Rh+, Rh-, Rh-
(x)b) Rh-, Rh+, Rh+, Rh+
( )c) Rh-, Rh+, Rh-, Rh+
( )d) Rh-, Rh-, Rh+, Rh-
( )e) Rh+, Rh-, Rh-, Rh+


2- (FUVEST) Um banco de sangue possui 5 litros de sangue tipo AB, 3 litros tipo A, 8 litros tipo B e 2 litros tipo O. Para transfusões em indivíduos dos tipos O, A, B e AB estão disponíveis, respectivamente:

(x)a) 2, 5, 10 e 18 litros;
( )b) 2, 3, 5 e 8 litros;
( )c) 2, 3, 8 e 16 litros;
( )d) 18, 8, 13 e 5 litros;
( )e) 7, 5, 10 e 11 litros.

Anônimo disse...

Osteoporose

Alunos:Riane,Taina e Ygor vinicius

1-(UFPI)As pessoas que sofrem de osteoporose apresentam uma redução do nível de cálcio no organismo, o que leva à fragilidade dos ossos e pode causar fraturas. O tratamento consiste em uma dieta à base de alimentos ricos em cálcio, medicamentos, nos casos mais sérios, e exercícios físicos. Mas, para o tratamento surtir efeito, é necessário que o paciente tome sol diariamente para uma melhor absorção do cálcio. A necessidade de exposição ao sol está relacionada à atividade da:
A) Vitamina A.
B) Vitamina B.
C) Vitamina E.
D) Vitamina D.
E) Vitamina K.

2-(UFES)OSTEOPOROSE AFETA 25% DAS MULHERES NA MENOPAUSA. ("Folha de São Paulo", 17-09-95)

Para prevenção da osteoporose recomendam-se, entre outras medidas, caminhadas e sol. Esse tratamento preventivo leva o organismo a produzir
a) estrogênios, que reduzem a atividade osteoclástica dos ossos.
b) estrogênios, que são necessários para uma maior absorção de cálcio e de fosfato nos ossos.
c) vitamina A, que é o radical prostético de enzimas que atuam na absorção de cálcio e fósforo.
d) vitamina C, necessária nos processos de cicatrização das fraturas, por aumentar a atividade osteoblástica dos ossos.
e) vitamina D, que aumenta a absorção do cálcio pelo intestino.

Gabarito: 1-D e 2-E

Simone Santos disse...

Estou gostando das questões, mas atentem que as mesmas serão selecionadas para a avaliação, portanto, postem questões com nível simples, obrigada!!! Bjos

Anônimo disse...

Aluna: Neuza, Maria Andreza, Maria Campos

01) (UFOP-JUNHO/2009) Sobre as células do tecido muscular esquelético, indique a alternativa incorreta.
a) Possuem filamentos finos de actina ancorados à linha Z.
b) Regulam a contração por meio do controle da liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático.
c) São cilíndricas e bem alongadas.
d) Contêm um único núcleo central.

02) (PISM - UFJF/2008) Na natureza, alguns animais podem sofrer auto-amputação de uma parte do corpo para escapar do perigo, como as lagartixas, que possuem um mecanismo de perder a cauda (autotomia caudal). Quando elas fazem isso, o pedaço da cauda solto fica se mexendo de um lado para o outro por alguns segundos e esse movimento atrai a atenção do predador (Revista Ciência Hoje das Crianças 162 - outubro de 2005). Considerando que a musculatura da cauda é estriada esquelética, formada por fibras brancas conhecidas também como rápidas, glicolíticas ou do tipo II, é INCORRETO afirmar que:
a) essas fibras são também chamadas de brancas por terem pouca ou nenhuma mioglobina.
b) as fibras brancas são pobres em mitocôndrias e estão adaptadas a contrações bruscas e potentes.
c) as fibras brancas atingem a capacidade máxima de contração mais rapidamente e com mais força que as vermelhas, embora a atividade seja mantida por tempo mais curto.
d) as fibras musculares brancas obtêm energia para contração quase que exclusivamente por fermentação, a partir de glicose e glicogênio.
e) as fibras brancas são ricas em mioglobina e mitocôndrias e estão adaptadas a movimentos lentos e duradouros.

GABARITO
01 - D; 02 - E

Anônimo disse...

Alunas: Jessika e Pamela -

1. ( Unicentro-MG)Existem duas variedades de tecido conjutivo de transporte: o sanguíneo e o linfático. Com relação a esses tecidos, é correto afirmar que:

a) o plasma é a solução constituída por água, albuminas, gamaglobulinas, sais e hormônios.

b) as plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue e estão ausentes no sanguem dos hemofílicos.

c) a linfa é o líquido extravasado dos capilares sanguineos e aparesenta grandes quantidades de linfócitos e poucas hemácias.

d) os elementos figurados do sangue são os leucócitos, as plaquetas e as hemácias, sendo todos produzidos nos gânglios linfáticos.

2.pergunta:Os vasos eferentes do grupo apical de linfonodos axilares juntam-se para formar qual estrutura?
(A) Grupo central de linfonodos axilares
(B) Tronco linfático intercostal
(C) Tronco linfático subclávio
(D) Ducto torácico
(E) Tronco linfático broncomediastinal

resposta:Gabarito:C
Comentário: O grupo apical de linfonodos axilares recebe linfa de todos os outros grupos de linfonodos axilares e se situam ao longo da face medial da veia axilar e da primeira porção da artéria axilar. Os vasos eferentes do grupo apical de linfonodos axilares juntam-se para formar o tronco linfático subclávio, que se une aos troncos jugular e broncomediastinal para formar o ducto linfático direito.Do lado esquerdo, o tronco linfático subclávio une-se ao ducto torácico.



3.pergunta:Este grupo de linfonodos recebe linfa de todos os outros grupos de linfonodos axilares e se situam ao longo da face medial da veia axilar e da primeira porção da artéria axilar.Marque a opção que nomeie este grupo de linfonodos:
(A) Grupo subescapular de linfonodos axilares
(B) Grupo apical de linfonodos axilares
(C) Grupo peitoral de linfonodos axilares
(D) Grupo central de linfonodos axilares
(E) Grupo lateral de linfonodos axilares

resposta:Gabarito:B
Comentário: Os vasos eferentes do grupo apical de linfonodos axilares juntam-se para formar o tronco linfático subclávio, que se une aos troncos jugular e broncomediastinal para formar o ducto linfático direito.Do lado esquerdo, o tronco linfático subclávio une-se ao ducto torácico.

Anônimo disse...

Tecido Conjuntivo Cartilaginoso

Aluno:Anderson Rafael

1(FUVEST) Tecido conjuntivo que forma o esqueleto de alguns animais vertebrados como o tubarão e a raia, que se caracteriza por apresentar resistência e flexibilidade, além de ser o único tecido conjunto avascular. Estamos falando do tecido conjuntivo:

a) epitelial

b) ósseo

(x)c) cartilaginoso

d) propriamente dito

e) hematopoiético



2(UFRN/2012) Para fazer um piercing é necessário saber quais são os principais cuidados apontados por especialistas, dentre eles, o de optar por áreas sem cartilagens, pois pode haver o risco de infecções e forma-ção de queloides. Considerando isto,
A) apresente duas funções do tecido cartilaginoso no organismo humano.

B) justifique, do ponto de vista da constituição do tecido cartilaginoso, as dificuldades para controlar uma infecção em locais que contenham cartilagens.

Resposta:
A) - Revestimento de superfícies articulares.
- Participar do processo de formação e crescimento dos ossos longos.

B) O controle de processos infecciosos é realizado pelos leucócitos (glóbulos brancos do sangue). Como o tecido cartilaginoso não possui vascularização, não há presença dessas células na cartilagem, o que dificulta o controle da infecção.